terça-feira, 2 de setembro de 2008

Para abrir o apetite no sector da caça

Vou aproveitar este primeiro “post” nesta casa “ Bota Abaixo”, para explicar-vos o que podem esperar de mim semanalmente.
O meu nome é mesmo Nelson Neves, sou Médico Dentista de profissão e tenho como hobby principal o cuidar das Espécies Cinegéticas que são caçadas semanalmente. Claro que sou caçador. Sou-o com tanto orgulho e afirmação, quanto aqueles que nos rotulam de pessoas menos sensíveis.
Perguntarão, mas afinal porque aceitou este desafio?
Aceitei este convite porque este é o local para expressar as minhas discordâncias relativamente ao sector da caça.
Aceitei este convite porque o sector da caça precisa de quem o defenda, no meio de uma comunicação social que nunca ouve as duas faces de uma mesma moeda.
Aceitei este convite porque esta actividade é aquela que gostava que os meus filhos tivessem paralelamente a uma profissão digna e honesta. Sim, porque gerir caça como profissão única na vida é algo muito difícil de á uns anos para cá.

Termino com uma pista para a próxima semana. Vou falar de milheirais. Aquela coisa que chamam de montarias á volta de milhos. E juro-vos que vou ser duro, porque é por estas e por outras que vegetarianos, verdes, ecologistas e outros tantos denigrem a nossa imagem na sociedade actual. Por vezes erramos e vamos na conversa de oportunistas…
Até para a semana
Nelson Neves

6 comentários:

Capitão Fantasma disse...

amigo nelson nao podia estar mais de acordo....

mas tenho a ligeira impressao que alguem se vai prenunciar .... ;D


gostei imenso...

Raquel disse...

Bem, vou começar por me apresentar, chamo-me Raquel, tenho 17 anos e possivelmente sou uma dessas pessoas a quem se refere como sendo "oportunistas", não percebi muito bem qual a razão de ser deste adjectivo, mas também não tenciono compreender, visto que não o considero o mais adequado.

Para que fique claro, não estou aqui para denegrir a imagem de ninguém, apenas para mostrar o meu ponto de vista, sem insultar ninguém nem chamar OPORTUNISTA a ninguém. Já agora acho que houve uma "ligeira" inversão do que acontece habitualmente na nossa sociedade, quando disse:

"porque é por estas e por outras que vegetarianos, verdes, ecologistas e outros tantos denigrem a nossa imagem na sociedade actual"

Se analisar bem, de certeza que são muitas mais as pessoas que vai encontrar que critiquem os vegetarianos e os ecologistas, do que aquelas que encontrará que os defendam e critiquem os caçadores, por isso não acredito que a imagem dos caçadores esteja assim tão denegrida como pensa que está!

"o sector da caça precisa de quem o defenda, no meio de uma comunicação social que nunca ouve as duas faces de uma mesma moeda" ?!! ah?!! fico com as minhas duvidas quanto a esta frase! A sério, um dia devia experimentar ver pelo lado daqueles que são contra a caça e analisar quem é que é menos ouvido pela comunicação social! Acho que devia voltar atrás e rever bem aquilo que disse, porque penso que está enganado (ou provavelmente estou eu, mas do meu ponto de vista não estou)! Comece por se lembrar daquilo que escreveu, porque (sem querer ofender) com tudo aquilo que disse foi você que acabou por denegrir (ou tentar denegrir) a imagem dessas tais pessoas que não concordam com o seu estilo de vida! Por isso acho que não devemos acusar os outros de nada sem antes olhar para o que estamos a fazer!

Eu compreendo o seu ponto de vista, só não concordo. E acredite que falo mal de caça (confesso), mas quando o faço não é com a ideia de denegrir a imagem de quem pratica esta actividade, mas sim mostrar o meu ponto de vista. Adoro animais, muito mesmo, e sei que sendo mortos por prazer na actividade de caçar, ou sendo mortos no matadouro, é a mesma coisa! Servem para comer e pronto, por isso espero que saiba que para vegetarianos tanto uma coisa como outra são bastante más, não é só a caça.

Por ultimo gostava de salientar, que o meu pai é caçador, e não é por isso que deixo de lhe ter imenso respeito, porque sem sombra de dúvidas tenho. Se gosto que ele seja caçador?! Não, realmente não gosto, aliás detesto, e ele sabe muito bem isso! Se lhe chamo insensível?!! Muitas vezes mesmo! Mas não é por isso que me acha oportunista nem nada que se pareça, sabe que não concordo com ele, por vezes ouve-me, outras vezes também não concorda comigo, mas não é por isso que deixamos de ter uma boa relação. Tal como tenho uma boa relação com outras pessoas que não concordam comigo.

Espero que não tenha ficado a pensar que isto é apenas para o contrariar, só queria fazer ver o meu ponto de vista, e talvez tentar mudar um pouco a ideia que tem acerca das pessoas que pensam como eu!

Com todo o respeito pelo seu post (apesar de não concordar com algumas coisas),
Raquel Almeida =)

Anónimo disse...

Oportunistas, no contexto do artigo que li, são os senhores que a pensar apenas em euros fáceis (e não querendo saber do futuro da espécie javali) organizam e vendem as tais milheirias, ou chamando o nome correcto, fazem ganchos aos javalis nos milheirais.

Anónimo disse...

Bom devo ser o único gajo que aqui está que é neutro neste tema tão quente.

Penso que o post podia ser um pouco menos agressivo do que o que foi, mas cada um escreve como quer ou não fosse este um país democrático.

Compreendo que seja uma maneira de viver e de pensar mas nao penso que seja assim tao denegrida como diz.

Quando ao comentario da Raquel acho que também não podemos ser tão radicais ao ponto de não poder matar os animais, porque gostos nao se discutem e tal como "voçes" gostam de verduras não quer dizer que todos gostemos.

A minha opinião é que fazer da morte dos animais um espectáculo, que muitas vezes é turistico (casos de touradas e etc), está incorrecto.

Anónimo disse...

Raquel, interpretou mal o meu artigo de apresentação. Os oportunistas são aqueles que se aproveitam da lei para realizarem batidas aos javalis, nos milheirais.Talvez Terça-feira me compreenda melhor.
Se bem compreendi, é vegetariana e portanto, o meu maximo respeito. Nem vale a pena tentar convence-la do contrario, porque ao ser vegetariana é coeirente na sua forma de estar na vida e quanto a isso nada contra. Se por outro lado gostasse de uns bifinhos, dum franguinho no churrasco que foi feito em 12 dias e outras tantas, ai tinhamos muita conversa que trocar.
Um bem haja e obrigado pela frontalidade

Anónimo disse...

Peço desculpa, interpretei mal o seu post, tive outra perspectiva do que estava escrito.

sim, estou a começar a ser vegetariana, ainda nao o sou completamente nao por minha vontade, mas por vontade dos meus pais =( (está a ser bastante dificil convence-los), por isso sei que nao tenho razao para falar, visto que ainda nao consegui alcançar plenamente o meu objectivo principal, que é ser totalmente vegetariana. Mas falei em nome das pessoas que o são e do modo de vida que quero ter.

obrigado pela compreensão, e mais uma vez peço desculpa pelo meu comentário anterior =) compreendi mesmo mal