quinta-feira, 15 de maio de 2008

À conversa com... um "pequeno campeão"


A equipa bota abaixo esteve à conversa com Rui Apóstolo, vice-campeão de Kickboxing na categoria do seu peso, aqui mesmo, em Coimbra, onde cada vez mais o desporto e a cultura têm destaque.


Bota Abaixo - Olá Rui, em primeiro que tudo, a equipa agradece a participação e ajuda para com o blog, muito obrigado!

Rui Apóstolo - Obrigado eu, eu é que agradeço a oportunidade. Afinal todo o motivo é bom para se escrever, e quem é que não fica orgulhoso em ser entrevistado?(ah ah ah)... Nem que seja uma pequena entrevista, é sempre agradável.

BA - Como se sentes depois de se tornar um "pequeno" campeão da categoria do teu peso?

RA - É um bocado difícil de descrever, mas foi muito bom, uma sensação de adrenalina espectacular. Os combates foram duros, e demoraram uma eternidade,mas desde esse momento até ao fim do dia, parece que foram só dois minutos.

BA - Que áreas pode proporcionar/desenvolver o Kickboxing?

RA - O Kickboxing é um desporto saudável e, embora possa dar a ideia contrária, não oferece grandes lesões a quem o pratica (as lesões mais graves que tive até hoje foram uns foles nos pés e uma tendinite no ombro, coisas que toda a gente está sujeita, ao andar na rua) , se estiver-mos a falar das categorias de light-contact e light-kick,onde competem os iniciados e onde não são permitidos alguns golpes mais prejudiciais, a aplicação de potência (força) exagerada nos golpes, e onde não há K.O.'s, o combate termina sempre com um vencedor por pontos. As categorias profissionais podem ter consequências mais graves, mas como a preparação física é maior, nunca têm o mesmo efeito.Em termos físicos, o Kickboxing é um desporto que desenvolve vários grupos de músculos, nomeadamente nos braços (biceps, triceps e antebraços), tronco (peitorais, ombros, dorsais, abdominais, oblíquos,trapézios) e pernas (quadriceps, biceps fémurais e gémeos). Há ainda o desenvolvimento da velocidade, da rapidez de reacção, da concentração, do equilíbrio, da destreza motora, da resistência física e os princípios implícitos na modalidade (fair-play, persistência, indulgência, espírito indomável e respeito pelo próximo).

BA - O que é necessário, na sua opinião, para estar em boa forma, e possivelmente conseguir ser um verdadeiro campeão?

RA - Treinar, treinar, treinar. E ter cuidado com a alimentação e com o que se faz. Como, por exemplo, estar exposto aos elementos e a hipótese de apanhar uma gripe. Com tantos (e tão bons) atletas na modalidade, é importante não perder treinos e aproveitar ao máximo os que se fazem.

BA - É verdade o que pensa muita gente em relação ao "Kick" em que só serve para partir ossos e deslocar ombros?

RA - Não. Porque, primeiro, grande parte das nossas técnicas são dirigidas a pontos do corpo onde se consegue dominar o adversário sem o aniquilar (nomeadamente, fígado, estômago e maxilar), o objectivo nunca é partir ossos nem cabeças e muito menos acabar com alguém. No fim de um combate de Kickboxing, os atletas sentem, no máximo uma dor de barriga e os braços cansados.

BA - Qual o equipamento necessário para que um jovem possa começar a praticar Kickboxing?É preciso algum requisito físico especial para se praticar "Kick"?

RA - No início apenas é necessário força de vontade, gosto e um par de ligaduras de pano para não aleijar os punhos ao bater no saco. Mais para a frente, será necessária a aquisição de protecções: do pé, da tíbia, coquilha,boquilha, luvas e capacete, bem como as calças para os combates. Não são necessários quaisquer requisitos físicos para praticar esta modalidade que não sejam necessários para praticar qualquer outra:é necessário aguentar esforço físico (bronquite ou asma, por exemplo, são condições físicas que dificultam muito a prática desportiva). Género e idade não são obstáculo, qualquer pessoa pode praticar, tenho colegas desde os 8 anos de idade até mais de 60, que fazem ver aos mais novos como se faz...

BA - Para concluir, acha que o "Kick" tem ganho adeptos nos últimos anos? Qual a sua opinião da expansão progressiva da modalidade?

RA - Tem. Muitos. O crescimento da modalidade tem sido exponencial. Os últimos campeonatos têm sido cada vez mais concorridos, com cada vez mais atletas, de mais idades. o crescimento tem sido maior nas camadas mais jovens,o que é bastante bom. A selecção, por exemplo, tem vindo a ter cada vez mais atletas e mais medalhas.

BA - Ok, mais uma vez muito obrigado Rui, foi um prazer!

RA - De nada, eu é que agradeço.


Pois é, o "Kick" tem dado que falar nestes últimos anos, muitas medalhas, e não estou eu a inventar! Ficou aqui um oportunidade para vos aguçar o gosto pelo Kickboxing, eu já assisti, acreditem que é muito fixe! De certeza que aqui em Coimbra há muitos lugares onde vos aceitarão para começarem os primeiros golpes.

Espero que vos tenha divertido e vos tenha informado um pouco mais sobre a modalidade, experimentem! Mesmo que não seja de todo o vosso desporto favorito, existem mil e uma outra formas de fazer desporto, e o objectivo é sentirem-se bem convocês próprios e com os outros.

Obrigado! Corram por gosto;)

NA

5 comentários:

Anónimo disse...

a ultima frase foi muito bem escolhida ;D

isto é fixe de aprender que é para quando o senhor nuno apóstolo decidir fazer chantagem pelo msn --' eu no dia seguinte o espancar...
tenho que pedir umas dicas ao joao
ahahah xD

ta fixe a entrevista =P

Anónimo disse...

Gostava de aprender esta modalidade ^^

Deve ser brutal =D

Mas remo tbm ~~

***

Anónimo disse...

Ana, não te vou dar dicas, pis quem depois ficava mal visto era eu, por isso pede á carolina, mas duvido que ela tas dê, porque ela não e parva. Serias uma vergonha para todos os practicantes de kickboxing.

Anónimo disse...

Chama-se rui claro que so podia ser campeao xd. mas ainda tinham duvidas que os ruis sao os maiores!!!!
Raquel aprende Kick para dares umas malhas ao manel xd xd xd porque ele tem a mania que e muito mau e que e ele que manda.

Anónimo disse...

a entrevista ta mt fixe;) parabens ao campeao!

So pa dizer q no final do post esta a palavra convoces:P ou é convosco proprios ou e com voces proprios :P