sexta-feira, 11 de abril de 2008

Amílcar Cabral – entre o sonho e a esperança


Bem, na aula da matemática, além da matemática, aprende-se... mais um pouco sobre cultura, cidadania, enfim, aprende-se a viver e não esqueçer pessoas importantes! E isto porque o prof. é espectacular, exerce a função de educar, além de ensinar a tão complicada matemática.
Tudo isto, para fazer uma homenagem a uma grande pessoa, que agora "conheço", graças a uma colega e ao prof. que me ensinaram e agora transmito. Aqui vai:

Considerado o "pai" da nacionalidade cabo-verdiana, Amílcar Cabral foi um dos mais carismáticos líderes africanos cuja acção não se limitou ao plano político mas desempenhou um importante papel cultural tanto em Cabo Verde como na Guiné-Bissau.
Natural da Guiné-Bissau, Amílcar Cabral fundou em 1956 o PAIGC (Partido Africano para a Independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde) que lutou pela autodeterminação daqueles dois territórios. Ainda em 1956 Cabral, ao lado de Agostinho Neto, fundou o MPLA (Movimento Popular para a Libertação de Angola). Em 1973 Amílcar Cabral, que assumira em 1962 a liderança do PAIGC, é assassinado na Guiné-Conacri.

Um homem que ama até o seu pior inimigo...
Um homem,um herói,um comandante misericordioso,que sabe falar na hora certa e impor com clareza a sua razão...

Obrigado pela atenção!:D
NA

3 comentários:

Anónimo disse...

"aprende-se a viver e não esqueçer pessoas importantes!"

continuo a achar que estas palavras deviam ser dedicadas á minha pessoa o.0


TathSophie*

Capitão Fantasma disse...

como hoje fazes anos e tal....
dedico te essas palavras...
mas mesmo que nao faxas continuam a ser para ti :P
Abraços

Anónimo disse...

MUITO MELHOR :D

TathSophie*